Sinfonietta de Ponta Delgada
Direção Artística
Amâncio Cabral
Amâncio Cabral iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o curso complementar de música na classe de violino da professora Shelley Ross.
Em Lisboa, completou a licenciatura em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra/Violino na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Aníbal Lima. Estudou ainda com António Anjos, Mark Gunderman, Dan Derry e Gerardo Ribeiro.
Integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Orquestra Académica Metropolitana, tendo colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. É membro fundador do Quarteto da Capo e da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, tendo integrado, também, diversas formações orquestrais formadas nos Açores, destacando-se a sua função de chefe de naipe de 2º violinos na Orquestra Clássica Francisco Lacerda.
Desde 2011 estuda direção de orquestra com Jean Sebastien Bereau, tendo trabalhado, também, com Adriano Martinolli d’Arcy e Alberto Roque. Diretor musical da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigiu ainda a Orquestra do Estágio Internacional de Leiria, a Banda Militar dos Açores e a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana. Desde 2002 é professor de violino e orquestra no Conservatório Regional de Ponta Delgada. É co-fundador e diretor musical da Orquestra Quadrivium.