top of page

Orquestra de Câmara de Ponta Delgada

7af0193b8351bd1eb04c09dfe5731fa3_XL.jpg

Este agrupamento, inicialmente formado por professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada, surgiu no ano de 2002, então com a designação de Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada. A sua atividade caraterizava-se tanto por uma vertente pedagógica como pela exploração de música de câmara para instrumentos de cordas. Naquele contexto realizou diversos concertos no âmbito da escola e em colaboração com diversas entidades e instituições, integrando, sempre que possível, alunos do Conservatório.

​

No ano de 2003 adota a sua atual designação de Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, mantendo, no entanto, os mesmos princípios que estiveram na sua gênese. A Quadrivium – Associação Artística, afirmando a sua faceta de instituição vocacionada também para a produção musical de índole profissional, assumiu, a partir do ano de 2013, a organização das atividades da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.

​

Dirigida desde o início por Grigori Spektor, tem atuado sobretudo em São Miguel, donde se destacam as temporadas de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Ponta Delgada, e as regulares atuações em todas as freguesias deste concelho, fruto de protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Refira-se, também, a participação na Temporada da Direção Regional da Cultura em 2004, a colaboração regular com diversos coros da ilha e a participação no Festival MusicAtlântico de 2005, com concertos em Santa Cruz da Graciosa e Lages do Pico. Atuou com diversos solistas, tais como Gabriela Canavilhas, António Teves, Sandra Medeiros, Patrícia Quintas, Eulália Mendes e Mário Alves, entre outros.

​

A Orquestra de Câmara de Ponta Delgada constituída por doze instrumentistas de cordas, aborda um vasto repertório, do barroco ao século XX e XXI, de música de câmara ou orquestral para cordas, eventualmente com instrumentos solistas. Apresenta-se normalmente em espaços intimistas, realçando a sua vocação camerística, e integra, com diversos concertos, a Temporada de Música de Câmara da Quadrivium – Associação Artística.

bottom of page